Dicas Para Uma Campanha de RPG!

Uma das coisas mais difíceis para um Mestre novo (ou Narrador), é uma boa campanha. Não só uma história que prenda os jogadores, mas tudo que entorna em prender a atenção deles. Isso não é exclusivo do mestre, porque uma boa campanha se faz com um boa conversa. E é sobre isso que vamos falar!

thumb-1920-64028

1 – Descubra  o que os jogadores querem jogar!

Eu já tentei forçar uma campanha que EU queria e falhei, falhei miseravelmente. É imprescindível que se tenha essa conversa com os jogadores, afinal, quem mantem a campanha viva não é somente o mestre, mas sim os jogadores também. Mas não bombardeie os jogadores de perguntas também, porque depois de algumas começa a ficar chato e eles responderão “sei lá” pra tudo.

A dica nº1 é essa! Crie uma conversa animada e descubra aos poucos o que precisa e anote tudo. Tudo mesmo.

xv_kingdom

2 – Faça uma playlist maneira!

Ambientação é tudo!

Quando comecei a jogar, meu mestre sempre colocava músicas de fundo para ambientação e era sensacional! Lembro que sempre que o Boss chegava tocava “Hail To The King – Avanged Sevenfold” e o grupo todo já “tremia na base“.

Agora que comecei a Mestrar já separei várias e várias playlists no Spotify e adicionei nas campanhas. Vai por mim, funciona!

maxresdefault

3 – Evite falsas expectativas!

Isso realmente mata uma campanha! Os jogadores começam pensando que vai ser uma coisa e acabam por ser “decepcionados” por não ser aquilo que esperavam. Deixe sempre tudo bem claro sobre a campanha, é claro que é bom aquele tom de mistério sobre o que buscam, mas é muito importe deixar eles esclarecidos do que irão enfrentar e ver na campanha.

273529_papel-de-parede-final-fantasy-rpg_1440x900

4 – Divirta-se!

Sim, acho que essa é a dica mais importante.

Se o próprio Mestre não se diverte narrando, quem irá? RPG é para ser um hobbie divertido, instigante e interessante. Não uma coisa monótona que enche o saco.

Se desprenda um pouco do ar sério, faça piadas, instigue eles a buscarem respostas, faça charadas, crie mistérios. RPG é a melhor forma de instigar uma mente, tanto na criação como no desenvolvimento.

Deixe uma resposta