A ciência imitando Harry Potter #Parte2

Caso não tenha visto a primeira parte dessa matéria, é só clicar aqui.
Já comentamos sobre a capa da invisibilidade e o chapéu coletor, agora é a vez do Profeta Diário e o Mapa do Maroto…

Escreveu, não leu… Mudou!tumblr_mlao2larnd1rf67slo11_r1_1280
Uma das criações bruxas mais próximas de virar realidade é o jornal com noticias atualizadas a toda hora. O que permitirá a versão do Profeta Diário é o papel eletrônico, uma película plástica com duas cores diferentes de tinta que começou a ser desenvolvida nos anos 70. Ele se tornou popular em 2007, com o lançamento do Kindle, equipamento onde se pode baixar livros e revistas. Agora a sony acaba de anunciar um modelo feito com um tipo de plástico flexível, ainda sem previsão de lançamento.

1.
A tinta é feita de um polímero magnetizado. Suas milhares de partículas pretas e brancas ficam dispostas em mini reservatórios com líquidos, entre duas camadas de plástico.

2.
As partículas têm cargas opostas: quando os circuitos abaixo são ativados pela bateria, elas se separam em lados (e áreas) diferentes da tela, formando assim as palavras.

3.
Em vez de emitir luz, como computadores e TV’s, o papel eletrônico reflete luz, tornando a leitura mais confortável. As atualizações automáticas de conteúdo podem vir por uma rede wi-fi.

Direita, volver!
Mapa do Maroto, que localiza todo mundo que anda em hogwarts, já tem versão no mundo trouxa. É um sistema chamado Node Explorer, fabricado por uma empresa britânica e ideal para museus e parques. É simplesmente uma espécie de computador portátil com GPS: quando detecta que o usuário se aproximou de alguma atração ou obra de arte indexada em seu banco de dados, ele oferece informações sobre ela, como imagens, videos e mapas. Para ficar ainda mais parecido com o mapa de Harry, só falta ser recriado com o papel eletrônico ai em cima!

Deixe uma resposta